A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (atualmente filiada ao PSB), indicou em conversa com a imprensa que pode mudar de partido nas próximas eleições. Entre as legendas cogitadas, o PDT desponta como forte possibilidade.
Os rumores ganharam força após a ida da senadora Ana Paula Lobato para o PSB. Esposa do deputado estadual Otelino Neto (PSD), Ana Paula deixou o PDT, partido comandado no estado pelo senador Weverton Rocha, o que abriu espaço para novas articulações políticas dentro da base governista.
Ao ser questionada sobre seu futuro político, Iracema Vale afirmou que vem dialogando com lideranças de vários partidos e que uma decisão será tomada “no momento certo”. Internamente, aliados avaliam que a ida da parlamentar para o PDT fortaleceria ainda mais o grupo liderado por Weverton de olho nas eleições municipais de 2024 e nas movimentações para 2026.
Com grande capilaridade política no interior do estado e liderança consolidada na região do Baixo Parnaíba — onde foi prefeita de Urbano Santos por dois mandatos — Iracema Vale tornou-se uma das figuras mais influentes do cenário maranhense atual. Sua possível filiação ao PDT é vista por analistas como um movimento estratégico com impacto direto no tabuleiro político estadual.