Como parte da programação do Mês de Prevenção ao Suicídio (Setembro Amarelo), a Câmara Municipal de São Luís promoveu nesta segunda-feira (22) um dia de bem-estar voltado aos servidores da Casa. A iniciativa foi organizada pelo Departamento de Saúde e Assistência Social e aconteceu das 9h às 17h, oferecendo massagens com foco no alívio de dores causadas por cansaço físico, estresse, tendinite e lesão por esforço repetitivo (LER).

De acordo com o diretor do Departamento, Carlos Eduardo Chagas de Carvalho, o “Setembro Amarelo” é um meio de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. “Pensando nisso, oferecemos aos servidores um momento de relaxamento”, disse o gestor, acrescentando que a ação incluiu a entrega, em plenário, de lembranças alusivas ao tema aos parlamentares. Ele reforçou que é fundamental estar sempre ao lado do servidor para que ele se sinta bem, mentalmente e fisicamente, e possa desempenhar bem suas funções.
Para Maria Furtado, do Setor de Gestão da Qualidade, a experiência foi fundamental para aliviar as tensões do dia-a-dia: “Todos esses aparelhos, com esses equipamentos super relaxantes, são essenciais. Muito bom para aliviar a tensão, o estresse. Há aparelhos que ajudam até na depressão e na ansiedade. Tem pessoas que passam por isso, então é essencial”. Da mesma forma, o servidor Antonio Paiva, do Setor de Segurança, também elogiou a iniciativa. “Tá muito bom. Estava cheio de dor e já estou melhorando”, informou.

A programação do “Setembro Amarelo” durante esta semana segue com uma roda de conversa sobre suicídio e estresse no trabalho, na próxima quarta-feira (24), reforçando a importância do cuidado contínuo com a saúde mental e emocional dos servidores.





