Acordo na CCJ prevê apresentação do relatório no dia 3.
O senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator escolhido para a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), sinalizou nesta sexta-feira (28) que pretende proferir parecer favorável à aprovação do ministro. O calendário definido junto aos presidentes Davi Alcolumbre(União-AP), do Senado, e Otto Alencar (PSD-BA), da CCJ, prevê a apresentação do relatório na próxima quarta-feira (3).
Em entrevista ao O Globo, o congressista ressaltou a confiança na escolha do candidato pelo presidente Lula. “Eu sou aliado direto do presidente Lula. Se é indicado por ele, é automaticamente apoiado por mim. Não há qualquer resistência ao Messias, ele cumpre todos os requisitos para isto, afirmou.
Messias e Weverton Rocha se encontraram na noite de quinta-feira (28) para tratar da busca por apoio do Senado à indicação. O advogado-geral da União enfrenta forte resistência da Casa, onde o preferido para a vaga é seu ex-presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Weverton deverá trabalhar como intermediador nessa construção.
Apesar do acordo interno para que o relatório da candidatura de Messias seja entregue no dia 3 e a sabatina realizada no dia 10, o trâmite formal de sua indicação está emperrado. O presidente Lula anunciou a escolha de seu nome nas redes sociais, mas a mensagem presidencial confirmando a decisão não chegou ao Senado.
Um atraso beneficiaria o candidato, que precisará de tempo para conversar com os parlamentares e quebrar parte da resistência ao seu nome.
Fonte: Congresso Em Foco



