• Senador Weverton Rocha participa de solenidade que renova concessão do Porto do Itaqui

    A assinatura do termo aditivo que renova por mais 25 anos a concessão do Porto do Itaqui foi formalizada nesta quinta-feira (29), em solenidade que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do governador do Maranhão, Carlos Brandão; do senador Weverton Rocha (PDT-MA); do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Frederico Carvalho Dias; e da presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Oquerlina Costa além de outras autoridades. O novo contrato prorroga por mais 25 anos a administração do complexo portuário, incluindo o Cais de São José de Ribamar, os terminais de ferry-boat da Ponta da Espera e do Cujupe.

    O novo contrato garante a continuidade da gestão do complexo pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), incluindo o Cais de São José de Ribamar e os terminais de ferry-boat da Ponta da Espera e do Cujupe, reforçando o papel estratégico do Itaqui na logística nacional.

    Durante o evento, o senador Weverton Rocha destacou a importância da renovação antecipada.

    “Assinamos a concessão que garante o Porto do Itaqui sob gestão da EMAP por mais 25 anos. Isso significa segurança jurídica, mais investimentos, geração de empregos e fortalecimento da logística do Maranhão e do Brasil. O Itaqui segue sendo estratégico para o desenvolvimento do país. Seguimos trabalhando pra avançar ainda mais”, afirmou.

    O governador Carlos Brandão ressaltou que a medida assegura estabilidade e confiança para novos investimentos. “Esse é um marco para o Maranhão. A renovação por mais 25 anos garante segurança jurídica e política, criando um ambiente favorável para que empresários continuem investindo em um porto bem administrado”, destacou.

    Já o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou o crescimento do Itaqui e sua relevância nacional. “O Porto do Itaqui é hoje uma referência do Nordeste e do Brasil, com crescimento consistente nos últimos anos, especialmente no transporte de grãos e minérios. É um ativo estratégico para o desenvolvimento do país”, afirmou.

    Considerado um dos principais portos públicos do Brasil, o Porto do Itaqui é fundamental para o escoamento da produção agrícola e mineral, especialmente da região do MATOPIBA, e deve receber novos investimentos nos próximos anos, consolidando ainda mais sua posição como pólo logístico nacional.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *