A Câmara Municipal de São Luís recebeu, na manhã desta quarta-feira (1), a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da paróquia de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, cuja igreja matriz fica no bairro Cohafuma. A imagem foi levada ao Plenário da Casa onde foi realizada uma solenidade litúrgica conduzida pelo padre José de Ribamar Nascimento, pároco da comunidade de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil.
A cerimônia contou com a participação de diversos parlamentares, entre estes, a vereadora Concita Pinto (PSB), que fez o requerimento para a visita da Santa; e o vereador Paulo Victor (PSB), atual presidente da Casa.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor, após fazer referência ao Estado Laico e manifestar seu respeito a todas as crenças, anunciou que uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que antes ficava no gabinete da Presidência, vai passar a ficar no Plenário da Casa, durante as Sessões Ordinárias.
“A visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida é o marco para esta Casa, que todo ano tem a honra de recebê-la. Gostaria muito de compartilhar essa palavra de gratidão neste momento. Hoje nós passamos por um momento de reflexão sobre o ano de 2025, de muito trabalho legislativo, trabalho pelo povo, onde a esperança sempre tem que estar presente”, afirmou.
A visita de Nossa Senhora Aparecida a diversas instituições, entre estas, o Parlamento Municipal, é uma tradição que antecede a realização do Festejo de Nossa Senhora Aparecida, na Igreja do Cohafuma. Este ano, o Festejo começa na próxima sexta-feira (3) e segue até o dia 12 com o tema “Nossa Senhora Aparecida, Esperança Nossa” e o lema “A Esperança que não decepciona”.
“Nós estamos passando por várias instituições e hoje, a partir do convite da vereadora Concita Pinto, estamos aqui na Câmara dos Vereadores de São Luís para convidar os parlamentares da nossa cidade a se fazerem presentes conosco nesse momento forte de evangelização. Nós sabemos que os vereadores são nossos representantes e da importância de dar essa esperança para que eles não desanimem diante dos desafios e que sejam fortificados por essa fé em dias melhores”, afirmou o padre José de Ribamar Nascimento.
Conforme Concita Pinto, a visita à Câmara Municipal foi a primeira deste ano. “Nossa Senhora Aparecida vai visitar todos os poderes no âmbito municipal e estadual. Então, a gente fez essa pequena celebração como uma forma de o Parlamento apoiar a comunidade e a realização do festejo de Nossa Senhora Aparecida”, explicou.
A devoção a Nossa Senhora Aparecida ganhou força a partir de 1717, quando três pescadores encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, São Paulo. A imagem foi acolhida pela população que construiu capelas e levou ao desenvolvimento da cidade de Aparecida. Em 1930, a Santa foi proclamada oficialmente como padroeira do Brasil.