• Chega a 70 o número de municípios em situação de emergência por conta das chuvas no Maranhão

    Subiu para 70 o número de cidades que já decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o Maranhão. Até o momento, de acordo com dados atualizados pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (14), seis mortes foram confirmadas e das 40.678 famílias afetadas, 8.434 estão desabrigadas e desalojadas.

    situação de emergência é decretada pelo poder público para reconhecer, de forma legal, uma situação anormal provocada por desastres, que podem causar danos superáveis ou suportáveis pela comunidade que foi afetada.

    Na quarta-feira (12), o Governo Federal já havia reconhecido a situação de emergência em mais 14 cidades do Maranhão atingidas pelas fortes chuvas. Com o reconhecimento, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.

    Presidente Lula (PT) sobrevoa áreas atingidas pelas chuvas no Maranhão — Foto: Ricardo Stuckert

    Ao g1, a Defesa Civil do Maranhão diz que segue monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.

    De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), os restaurantes populares dos municípios atingidos vão ampliar a oferta de refeições no modelo híbrido (distribuição de quentinhas). Até o momento, 200 mil refeições foram entregues.

    Chuvas no Maranhão

     

    De acordo com o Governo do Estado, os meses de março e abril registram elevados índices pluviométricos especialmente na parte norte do estado e Baixada Maranhense, diante disto, o agravamento das cheias ocorreu especialmente a partir dos primeiros dias do mês de março.

    Muitos municípios maranhenses são cortados por importantes rios, responsáveis pelo abastecimento de água e sobrevivência de muitas famílias. Por isso, essas cidades tendem a ser mais sucessíveis a enchentes.

    Água das chuvas deixa ruas inundadas em cidade do Maranhão — Foto: Governo do Maranhão

    Água das chuvas deixa ruas inundadas em cidade do Maranhão — Foto: Governo do Maranhão

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *