O deputado federal, Márcio Honaiser, lançou nesta segunda-feira, dia 29, o “Programa Maranhão que Produz”. O evento foi realizado na sede do Sindicato Rural de Balsas – Sindbalsas e teve a participação de prefeitos, vice-prefeitos, como Uelton Canuto da cidade de Riachão, secretários municipais de agricultura, lideranças políticas municipais e regionais, instituições parceiras e agricultores.
O Programa Maranhão que Produz oferece apoio, tecnologia e oportunidades para a agricultura familiar e pequenos produtores através de parceria com o Projeto Roça Sustentável da Embrapa/MA, financiados através de recursos de emendas parlamentares de autoria do deputado Márcio Honaiser em quatro grandes projetos de pesquisa e inovação:
Qualidade do solo em sistema de produção de grãos no Cerrado do MATOPIBA – QUALISOLO;
Integração Lavoura-Pecuária – ILP;
Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar – CRIAF – Roça Sustentável
Cultivos alternativos para safrinha
A primeira etapa da implantação das Unidades de Referência do projeto visa incentivar e fortalecer a agricultura familiar e os pequenos produtores rurais no Estado do Maranhão, iniciando pela região sul.
“Lançamos o projeto em uma reunião técnica e de alinhamento com os parceiros nos municípios do sul do Maranhão. O Roça Sustentável é um dos grandes pilares do programa Maranhão que Produz, o projeto implanta o consórcio, milho, arroz, feijão e mandioca para o agricultor familiar. Teremos inicialmente 6 módulos implementados em unidades de referência nos municípios da região. Os municípios que não estavam pré-selecionados, mas que demonstraram interesse também serão beneficiados. Vamos estar junto com a Embrapa levando essa tecnologia que vai melhorar muito a renda dos agricultores familiares. São mais equipamentos, mais tecnologia, mais renda e oportunidade”, disse o deputado.
Márcio Honaiser tem uma história que começa no setor produtivo, foi secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (2015-2018), ocasião em que criou programas como: Agropolos e Mais Produção. Tem forte atuação no apoio à agricultura familiar e à agroindústria maranhense e Atenção especial a pequenos produtores e agricultores familiares, com equipamentos e assistência técnica e gerencial (em parceria com o SENAR), com resultados significativos e inéditos
Como deputado federal, Márcio Honaiser é membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, membro da Frente Parlamentar da Agropecuária e membro da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável. Além de ser o autor de projetos de Lei, como o PLP95/24, que altera a lei de responsabilidade fiscal para impedir que sejam retidos recursos destinados à defesa agropecuária.
Marco Bomfim, chefe geral da Embrapa, destacou a importância do projeto que disponibiliza tecnologia que já é usada no agronegócio para o pequeno agricultor, a exemplo do que aconteceu com os grandes produtores de soja, milho e algodão.
“Agora com o apoio do deputado Márcio Honaiser e parceria com as prefeituras da região que proporciona uma aliança entre a política pública e a ciência e tecnologia para levar até o campo através do Roça Sustentável, todas as tecnologias que temos desenvolvido para agricultura voltadas para a sustentabilidade, produtividade e renda vão beneficiar os pequenos agricultores’, disse Marco Bomfim.
Germano Coelho, prefeito de Loreto, parabenizou o deputado Márcio Honaiser pela iniciativa da parceria com a Embrapa que possibilitará aos produtores associar diversas culturas, favorecendo os pequenos agricultores, gerando renda e melhorias na qualidade de vida.
O Programa “Maranhão que Produz” prevê a entrega de equipamentos, capacitação técnica, apoio a eventos, como feiras agropecuárias e outros do setor. A princípio serão 7 unidades de referências, sendo na FAPCEN, no IFMA de São Raimundo das Mangabeiras e outros municípios, que vão receber os insumos e a capacitação técnica da Embrapa/MA. As unidades de referência serão multiplicadores da tecnologia através dos técnicos agrícolas e agricultores do município da unidade.
Na mesma área e sem uso de fogo, o Consórcio de culturas rotacionadas diversifica a produção e otimiza a produtividade da mandioca, arroz, milho, feijão e outras culturas da agricultura familiar. É um conjunto de tecnologias que organiza cultivos em fileiras para não haver competição por nutrientes, água, luz e espaço e faz a rotação das culturas. O resultado é o aumento em até cinco vezes da produtividade da mandioca e em 50% a produtividade do arroz e do milho.