
Animação e muita energia marcaram o início das atividades de 2026 das turmas do Projeto Superação 60+ nos polos Angelim e Liberdade, após um recesso de quinze dias. Terça (13) e quarta-feira (14), o vereador Raimundo Penha esteve presente nos aulões e pode constatar a importância do projeto para a saúde física e mental dos mais de 300 idosos participantes.
“Este é um projeto social permanente, desenvolvido com muito carinho e planejamento para propiciar, ao longo do ano, diversas ações que têm alcançado o objetivo: garantir aos idosos o direito ao lazer, às atividades físicas e à convivência saudável. O que vemos nesse retorno é gratificante, porque a alegria e a motivação de cada uma dessas pessoas mostram a importância do SuperAção na vida delas. E para 2026 já temos um calendário de atividades planejadas para todos os polos, reafirmando nosso compromisso em melhorar cada vez mais essa iniciativa”, declarou Raimundo Penha.

Criado em 2017 com o desafio de tirar os idosos de casa e promover um ambiente saudável de convivência entre eles, o projeto SuperAção 60+ também objetiva cuidar da saúde, do corpo e da mente. Ao longo do ano, duas vezes por semana, são oferecidas atividades gratuitas de esporte e de lazer, treinamento funcional, aulas de zumba e dança, dentre outras ações, nos polos do Angelim, Liberdade, Bequimão e faculdade Estácio. Ao todo, são cerca de 500 idosos atendidos.
O polo do Angelim foi criado no início de 2025 e já conta com cerca de 140 participantes nas duas turmas, que se encontram às terças e quintas-feiras no salão paroquial cedido pela igreja católica. Cheia de vitalidade aos 80 anos de idade, a idosa Santana Batista Silva Ferreira afirmou que o projeto Superação é uma complementação da sua vida. “Senti muita saudade de me movimentar e de encontrar aqui todas as amigas e os professores. Para nós, este é um momento de grande alegria”, destacou ela.
“Este projeto é maravilhoso, pois os movimentos e a convivência melhoram o corpo e a mente. Somos muito gratos ao vereador Raimundo Penha por nos possibilitar essas atividades”, declarou o aposentado José Maria Sousa de Azevedo Filho, de 72 anos. “O que nos dá saúde é não ficar parado em casa. Por isso estamos sempre aqui, com muita alegria, participando deste projeto”, disse Maria José Amorim Gonçalves, que aos 81 anos de idade participa com muita energia do polo da Liberdade.

Na próxima semana será a vez dos polos do Bequimão e da faculdade Estácio retomarem suas atividades. E nesse retorno, os participantes do SuperAção 60+ já iniciam os preparativos para o Baile da FelzIdade, programado para dia 11 de fevereiro, no Centro de Convenções da UFMA. “Vamos completar dez anos de existência do projeto e estamos trabalhando para que 2026 seja um ano ainda melhor para os nossos idosos”, concluiu Raimundo Penha.



