A sensação de insegurança e medo de assaltos tem se tornado uma preocupação permanente para usuários de transporte público, em São Luís. Nos pontos de espera de ônibus e no transporte coletivo, muitas pessoas se queixam da sensação de vulnerabilidade e exposição a riscos.
Cenário de perigo e desamparo
A situação dos pontos de espera de ônibus é, segundo o relato de passageiros, parte do cenário de insegurança no transporte coletivo de São Luís. A presença de paradas frequentemente mal iluminadas e em locais isolados os expõem a potenciais riscos.
A sensação de vulnerabilidade é compartilhada por quase todos que dependem do transporte público. Histórias próprias de assaltos ou conhecidos que passaram por situações angustiantes são comuns, salientando a sensação de insegurança compartilhada por muitos passageiros.
” Fui assaltada. [Me senti] em pânico. Até hoje, qualquer coisa eu estou com medo.”, desabafa Kátia Regina, usuária do transporte público.
Profissionais em risco
Profissionais do transporte coletivo também são alvo do perigo no transporte coletivo. Para os motoristas, a ameaça de uma ação criminosa os coloca em alerta.
“[A gente] sai de carro pra trabalhar, e não sabe se vai voltar bem, se vai voltar com saúde. Alguma coisa assim, entendeu? É complicado” afirma Ismael Pereira, motorista.
O que diz a Polícia Militar
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que faz operações para prevenir as ações criminosas nos ônibus da Grande Ilha, com abordagens e revistas em pontos estratégicos da cidade.