Não é de hoje que o Maranhão busca construir a partir dos atrativos das cidades que compõem o litoral ocidental maranhense e outras regiões até a altura de Carutapera na divisa do Maranhão com o Pará, na cidade de Viseu, uma forma de desenvolvimento turístico para todos esses municípios e a união dos estados do Maranhão e Pará para uma ligação maior dessas duas potências no cenário turístico nacional.
Agora em ato de cooperação, a aproximação desse novo roteiro, que essas cidades clamam há anos, a partir dos destinos que fazem parte dessa região do Estado, podem virar realidade e começam a se desenhar rumo a um futuro promissor no setor.
Com isso o Maranhão só tem a ganhar, devido a imensidão de atrativos como: história, gastronomia, artesanato, belezas naturais, folclore, pesca e religiosidade ainda com possibilidade de larga escala de exploração, e que fazem parte de toda uma cadeia produtiva existente a partir do Porto de Cujupe, na capital São Luís.
Uma porta de entrada e saída de moradores, visitantes, e produtos para fora e dentro do Maranhão – onde se desembarca do Ferri Boat, até uma linha quase que reta de 14 municípios incluindo São Luís no sentido do Pará, o que possibilitaria se chegar ao estado marajoara em um tempo curto, o que tornariam São Luís e Belém ainda mais próxima,, tudo pela via do litoral.
Partindo desse princípio, a semana começa cheia de novidades, como uma reunião hoje, no auditório da Prefeitura de São Luís, onde haverá um diálogo mais forte para uma importante missão – não no sentido até Carutapera, mais até Apicum-Açu, – o que poderá desencadear uma discussão maior da rota.
Uma ação conjunta, através da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, que tem a frente o secretário, Saulo Santos em comunhão com os municípios de Alcântara, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Bequimão, Cedral, Guimarães, Central do Maranhão, Porto Rico, Mirinzal, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu polos turísticos São Luís e Floresta dos Guarás, onde gestores, empresários e entidades estarão reunidos nessa segunda-feira, dia 21/08, no auditório da Prefeitura de São Luís, para assinatura de um termo de cooperação técnica e criação desse roteiro.
Para o Secretário de Cultura e Turismo de Guimarães, Antônio Marcos Gomes, atual Presidente da Instância de Governança do Polo Turístico da Floresta dos Guarás: “O acordo de cooperação é um importante instrumento para nós, da Floresta dos Guarás, pois com essa parceria, pretendemos avançar bastante na melhoria dos nossos serviços turísticos, aproveitando-nos da expertise que o Polo São Luís já possui e consolidando a interação entre nossos dois polos, que historicamente já existe de verdade e de fato, mas agora de forma planejada, ressalta, Antônio Marcos.
Uma reunião que irá criar cada vez mais esperança de futuramente o turismo chegar verdadeiramente a essas cidades e quem sabe até essa divisa com o Pará, encurtando o tempo de viagens, o que hoje se faz em aproximadamente, 20 horas pela BR 135 e 14 horas pela MA 106, respectivamente, no trecho até Nunes Freire para dai seguir para Belém via BR 316, o que com essa nova ordem poderia diminuir a viagem por até 6 a 8 horas aproximadamente.
Será mais uma imprescindível oportunidade, assim como muitas que já foram tentadas por associações, entidades, instituições e prefeituras como de Carutapera – na foz do Rio Gurupi; Cândido Mendes, Turiaçu, Luís Domingues e Godofredo Viana todas nas proximidades do estado do Pará que já pensam e fomentam essa possibilidade, e podem em mais uma ação conjunta com o municípios dos polos São Luís e Floresta dos Guarás, fazer esse sonho virar realidade.
Na pauta da reunião, além dos municípios, a Gekos Turismo, a Rodofluvial BANAV, a Delta Lençóis Kite Trip e a Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão também compõem o termo de cooperação.
De acordo com as diretrizes e ordem do encontro, todos os municípios e as entidades do setor privado terão um ano para a elaboração, criação e implementação do novo roteiro turístico. No plano de trabalho consta capacitação, vídeo promocional, famtour, press trip, flyer promocional, entre outros que ajudarão a consolidar o roteiro.
Edição: Gutemberg Bogéa
Nota da Redação:
O JP Turismo estimula todas as iniciativas que façam crescer o turismo no Estado, sendo um veículo difusor de iniciativas que venham engrandecer e fazer crescer o setor em todas as suas vertentes históricas, culturais e turísticas, tudo isso baseado no princípio da ética, respeito as leias ambientais e prospecção de todas as possibilidade de sucesso, através de um olhar de sustentabilidade. As novas gerações irão agradecer!