Um levantamento feito pela Bright Cities, plataforma tecnológica que analisa os municípios brasileiros, elegeu as cidades do Nordeste com mais qualidade de vida. O estudoe usou 40 indicadores essenciais do IBGE nas áreas de prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.
De acordo com o ranking, a cidade de Sobral, no Ceará, foi a melhor avaliada pelo levantamento. A cidade obteve a nota mais alta entre as cidades nordestinas, com 0,619 pontos. Sobral se destaca nos indicadores de emprego em tempo integral, conectividade aérea, número de novas patentes e população vivendo acima da linha da pobreza. Sobral também foi a única cidade do Nordeste a ficar entre as 50 melhores do Brasil no ranking geral.
Em segundo lugar no Nordeste ficou Recife, a capital de Pernambuco, com 0,612 pontos.
Recife se sobressaiu nos indicadores de dados econômicos, número de acessos à internet e a celular e infraestrutura urbana. Recife foi a 51ª colocada no ranking nacional.
As outras cidades que completaram o top 5 do Nordeste foram Barreiras e Lauro de Freitas, na Bahia, e Aracaju, em Sergipe. Barreiras teve 0,608 pontos e ficou em 54º lugar no Brasil. Lauro de Freitas teve 0,607 pontos e ficou em 55º lugar no Brasil. Aracaju teve 0,605 pontos e ficou em 57º lugar no Brasil.
A tabela abaixo mostra o ranking das cinco cidades do Nordeste com mais qualidade de vida.
Ceará e Bahia
O levantamento da Bright Cities também avaliou os estados do país e o Ceará ficou em primeiro lugar. com 0,603 pontos. A Bahia ficou em segundo lugar com 0,601 pontos.
Como é feito o ranking das cidades com mais qualidade de vida?
A iniciativa Bright Cities avaliou os índices de sustentabilidade e inovação de 326 cidades brasileiras seguindo a norma técnica NBR ISO 37120. Confira abaixo quais são os pilares técnicos e indicadores avaliados.