O senador Weverton Rocha (PDT-MA) recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (30), um grupo de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Na pauta do encontro, o Projeto de Lei Complementar (PLP 185/2024), que regulamenta a aposentadoria especial desses profissionais. A proposta reconhece os riscos que eles enfrentam diariamente em sua importante missão de cuidar da saúde da população
“Os agentes comunitários desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças, frequentemente atuando em condições adversas e expostos a diversos riscos. Com a aprovação do texto, esses profissionais vão poder se aposentar mais cedo, com integralidade e paridade, um reconhecimento necessário pelo trabalho vital que realizam”, explicou o parlamentar.
Weverton ressaltou ainda que está empenhado na aprovação do projeto. Para o senador, a proposta precisa ser prioridade no Congresso, já que esses trabalhadores estão na linha de frente da saúde pública.
“Os agentes comunitários de saúde são verdadeiros heróis que enfrentam desafios diários para proteger e cuidar de nossas comunidades. É fundamental que o Brasil valorize e reconheça o esforço desses profissionais, garantindo a eles uma aposentadoria digna e justa”, declarou Weverton.
O PLP 185/2024 está na Comissão de Assuntos Sociais. O texto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).