O senador Weverton Rocha (PDT-MA) afirmou nesta quarta-feira (19), durante audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional, que o país precisa investir em serviços fundamentais para o desenvolvimento socieconômico das regiões.
“Não podemos falar em desenvolvimento dos nossos municípios se nós não tivermos portos, aeroportos, ferrovias, rodovias e hidrovias.
No Maranhão, nós temos duas ferrovias que são utilizadas apenas para transporte de combustível e de cargas. A linha que liga São Luís a Teresina, por exemplo, volta vazia. Nós poderíamos pensar em como viabilizar o transporte de passageiros também”, afirmou o Weverton Rocha.
Durante a audiência, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, apresentou um panorama da infraestrutura portuária e aeroportuária brasileira e falou sobre as perspectivas de atuação do novo governo para o setor.
“Achei muito importante ouvir o ministro e saber quais os projetos do governo para o setor. Um assunto que debatemos foi a questão das hidrovias
Nós temos vários rios no Maranhão e pedi ao ministro que ficasse atento aos problemas que acontecem no nosso estado”, declarou o senador. Weverton explicou que a situação dos rios no Maranhão está preocupante. De acordo com o parlamentar, vários rios que eram navegáveis, agora sofrem com o assoreamento. “O rio Parnaíba, que liga Timon a Teresina, você atravessa andando. Precisamos investir no trabalho de dragagem profunda, de atenção para que a gente possa enfrentar esse problema”, ressaltou.
Já sobre a questão aeroportuária, o parlamentar falou sobre o porto de Itaqui.
“É um porto estratégico para o mundo. Se investirmos nesse porto, vamos beneficiar diretamente o comércio no país. Sem falar da questão humanitária. Hoje se um morador da baixada maranhense precisar de um socorro médico, ele precisa viajar por mais de 10 horas para chegar em São Luís. Isso é um absurdo. Temos que trabalhar para mudar essa situação”, finalizou Weverton.
O senador também defendeu a reativação da ferrovia que liga São Luís a Teresina para trem de passageiros. Atualmente a ferrovia só faz o transporte de carga combustível.