A Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi criada em janeiro de 2025, pela gestão do Prefeito Fernando Pessoa. Durante a campanha política o então candidato esteve em um almoço onde estavam presentes várias pessoas com deficiência, onde ele ouviu os anseios e as dificuldades que enfrentavam. Sensibilizado com a causa, anunciou que, se reeleito fosse, iria criar uma secretaria exclusiva para atender a classe; então, excelentíssimo prefeito não poupou esforços para a criação da primeira Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tuntum/MA.
A primeira titular da pasta é Fernanda Murada, advogada que há 8 anos sofreu um acidente de carro e ficou paraplégica. Por ela conhecer bem a causa, sonhava com a criação do órgão no município. Ao seu lado, foi nomeada como secretaria adjunta Ana Paula Soares, professora formada em Letras, com experiência na gestação pública como secretária adjunta da Secretaria de Assistência Social.
A criação da secretaria no município irá promover muitos avanços para a qualidade de vida das pessoas com deficiência e para as famílias que elas compõem; um órgão específico direcionado consegue prestar serviços e projetos que o município sozinho não conseguiria. “A secretaria irá trabalhar a acessibilidade e a inclusão, além de fazer campanhas com finalidade educativa para combater o capacitismo”, relatou a Secretaria Dra. Fernanda Murada. O município de Tuntum também foi beneficiado com a implantação do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV – e um prédio de oficina ortopédica; ambos já estão em fase de acabamento. Percebe-se que a cidade de Tuntum, com aproximadamente 36 mil habitantes, na região central do Maranhão, está se mostrando à frente de muito municípios.
Analise do Blogger
Nos últimos anos, a luta pelos direitos das pessoas com deficiência tem ganhado cada vez mais visibilidade e reconhecimento. No entanto, ainda há muitos desafios a serem enfrentados para garantir a plena inclusão e cidadania desse grupo. Nesse contexto, a criação de uma Secretaria de Direitos das Pessoas com Deficiência se torna uma medida crucial para promover políticas públicas eficazes e coordenadas.
A criação de uma Secretaria também é fundamental para a implementação de políticas públicas eficazes. Com profissionais especializados e capacitados, seria possível desenvolver programas que atendam às diversas áreas que impactam a vida das pessoas com deficiência, como saúde, educação, empregabilidade e acessibilidade, mas claro, sem retirar a autonomia e responsabilidade das outras secretarias. A secretaria pode atuar na formulação de diretrizes e na supervisão da execução dessas políticas, assegurando que sejam cumpridas.
Conclusão
A criação de uma Secretaria de Direitos das Pessoas com Deficiência é um passo fundamental para avançar na luta pela inclusão e igualdade. Ao centralizar esforços, implementar políticas específicas e promover a representatividade desse grupo, estaremos construindo uma sociedade mais justa e acessível para todos.
Fonte: Carlivan Braga