Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, nesta quinta-feira (14), em sessão solene, o título de Cidadão Maranhense ao procurador de estado Carlos Henrique Falcão de Lima, ao jornalista Francisco Amanco Albuquerque Júnior e ao empresário e piloto de automobilismo João Afro Barros Leal. A iniciativa foi do deputado Dr. Yglésio (PRTB).
O ato solene, presidido alternadamente pelos parlamentares Dr. Yglésio e Mical Damasceno (PSD), contou com a presença de familiares, amigos e convidados. Dentre outras autoridades, participaram da solenidade o juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) e presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Douglas de Melo Martins; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Maranhão (OAB/MA), Kaio Saraiva; e o defensor público Cristiano Matos de Santana, diretor da Escola Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ENADEP).
O procurador Carlos Henrique é natural de Teresina (PI) e membro da Câmara Técnica de Direito Sanitário do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Já Francisco Amanco Albuquerque é natural de Parnaíba (PI) e, desde 2003, é âncora e editor do Jornal do Maranhão 1ª Edição, da Tv Difusora. João Afro é natural do Ceará e já venceu títulos importantes como o de campeão cearense e o Norte/Nordeste de Arrancanda, nos anos de 2002, 2003 e 2004. Foi também campeão do Rally RN 1500, categoria Productions T2.
Reconhecimento
Em sua saudação aos homenageados, deputado Yglésio Moysés apresentou a trajetória e a contribuição de cada um dos homenageados ao desenvolvimento do Estado do Maranhão.
“São três grandes homens dignos, de fato, dessa homenagem, porque têm relevantes serviços prestados aos maranhenses. Carlos Henrique é um jurista altamente qualificado, muito respeitado dentro da categoria, e tem um grande amor pelo Maranhão. O jornalista Francisco Amanco Albuquerque tem 21 anos de serviços nos grandes veículos de comunicação de São Luís, atuando sempre com muita ética e profissionalismo. João Afro coleciona vários títulos pelo Maranhão como piloto de rally e vem se dedicando ao crescimento desse esporte no Maranhão. Sinto-me muito feliz em poder homenageá-los”, destacou Yglésio.
Honraria
Os agraciados agradeceram a honraria prestada pela Assembleia Legislativa do Maranhão.
“Sinto-me muito honrado e agradecido pelo acolhimento do povo do Maranhão. É uma satisfação enorme receber esse título e motivo de muito orgulho. Agradeço a esta Casa por me conceder tamanha honraria”, assinalou o procurador Carlos Henrique, após receber a comenda.
O jornalista Francisco Albuquerque disse que adotou o Maranhão, que o recebeu como um filho. “Hoje, me igual aos meus filhos que nasceram aqui. Isso é motivo de muita honra e muita glória ao nosso Deus que permitiu que tudo isso acontecesse”, acentuou.
No mesmo tom dos demais homenageados, o piloto automobilístico João Afro afirmou que escolheu o Maranhão para viver. “Há 15 anos que moro aqui. Amo o Maranhão. Quando participo de competições nacionais e internacionais, a bandeira com a qual subo ao podium é a do Maranhão, e receber esse título é coroar um legado que tenho no automobilismo dentro do Estado, salientou.