Os ventos fortes e constantes do vilarejo Atins, em Barreirinhas (MA), tornaram o local famoso no Brasil e no mundo com um dos melhores lugares para prática do kitesurf. No entanto, o povoado localizado na paradisíaca região dos Lençóis Maranhenses também possibilita a prática de outros esportes aquáticos, como o wing foil, stand up paddle e canoagem em caiaque, devido à sua localização e condições naturais, e por contar com infraestrutura para a realização de atividades na água.
“Atins é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano por ter opções de lazer variadas, entre elas os esportes aquáticos. O acesso facilitado ao rio Preguiças, igarapés, mar e lagoas, e a presença de empresas que alugam equipamentos e fornecem assistência aos praticantes, sejam eles iniciantes ou avançados, são diferenciais na região”, destaca o empresário Jethro Raposo, um dos responsáveis pelo hotel Vila Aty, empreendimento que nasceu por conta do kitesurf, esporte praticado pelos proprietários.
O kitesurf e o wing foil possuem semelhanças por aproveitarem a força do vento para deslizar sobre a água em uma prancha e por empregarem as mãos para direcionar o velejo. Mas, enquanto o primeiro utiliza uma estrutura parecida com uma pipa gigante conectada ao esportista por meio de um sistema de corda, o segundo faz uso de uma asa inflável, em formato de asa delta, que é segurada diretamente com as mãos, e uma estrutura sob a prancha chamada de hydrofoil, que suspende a prancha acima da linha d’água.
Já o stand up paddle consiste em ficar de pé sobre uma prancha e remar. No caiaque também é utilizado remo, mas o esportista fica sentado dentro de uma estreita e alongada embarcação.
A esportista paulistana Anamaria de Freitas vive em Atins desde 2020. Antes do Maranhão, já morou nos estados do Ceará, Piauí e Pará, em locais que também possuem boas condições para atividades na água. Ela pratica esportes aquáticos desde 2000, iniciando pelo surf. Em 2006 se apaixonou pelo kitesurf, e conta ter tido seu primeiro contato com o wing foil em Atins, velejando no rio Preguiças.
“Atins é um lugar muito adequado para a prática do wing foil, assim como do kitesurf e do windsurf também, porque o vento é forte e a condição é perfeita. Temos mar, rio, lagoas, e isso deixa o velejo muito diversificado. Tem velejo para todas as modalidades. Acho que é um dos melhores lugares para se velejar no Brasil. É realmente um lugar paradisíaco para a prática de esportes de vento”, afirma.
Vilarejo
Atins é um povoado tranquilo com ruas de areia que convidam à contemplação da natureza. Com dunas, praia e lagoas próximas, atrai turistas de diversos lugares do mundo. Localizado no município de Barreirinhas, no estado do Maranhão, possui localização estratégica para desbravar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por estar a apenas 2,5 km do início das dunas e lagoas. De julho a dezembro, período em que os ventos ficam mais fortes, o vilarejo é bastante procurado por esportistas em busca de bons ventos.
Texto: Juliana Vieira
Fonte : JP Turismo