• Bombeiros alertam banhistas sobre cuidados com caravelas em praias de São Luís; veja orientações

    Bombeiros alertam banhistas sobre cuidados com o aparecimento de caravelas, popularmente conhecido como Águas Vivas, em praias de São Luís. De acordo com o Corpo de Bombeiros (CBMMA), 43 ocorrências já foram registradas só este ano de acidentes relatados após o contato com as toxinas liberadas por estes animais.

    Segundo o major Jonatan Coutinho, comandante do BBMar, os ventos fortes e a temperatura da água formam uma combinação ideal para o surgimento das caravelas. O período de reprodução delas se estende até novembro, por isso, agora, pela praia, todo cuidado é pouco. Quando a maré está enchendo deve ser o momento de maior atenção do banhista. O cuidado deve ser redobrado com crianças.

    “Devido ao seu formato [parecido com uma bexiga] e pela sua cor, a maioria das vítimas são crianças, que ao ver o animal, quer brincar. Quando você for levar o seu filho, é necessário ter cuidado onde ele vai brincar e verificar lesões nos pés. O animal, mesmo morto, pode transmitir as toxinas”, disse o major.

     

    O que fazer se for 'queimado' pela água-viva — Foto: Arte/TV Globo

    O que fazer se for ‘queimado’ pela água-viva — Foto: Arte/TV Globo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *