• ‘Café com Notícias’ ressalta o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia

    ‘Café com Notícias’ ressalta o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia

    Hematologista Yuri Nassar ressaltou a importância da doação de medula óssea

    Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

    O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta segunda-feira (19), conversou com o médico hematologista Yuri Nassar, que é chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HU-UFMA. O especialista falou sobre o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia, um dos tipos de câncer mais frequentes no Brasil.

    O hematologista Yuri Nassar ressaltou a importância da doação de medula óssea, destacando que a estimativa é de 11,5 mil novos casos em 2024.

    “O doador possibilita que uma pessoa com um quadro de leucemia de prognóstico desfavorável possa realizar um transplante. Dessa forma, muitos pacientes conseguem se curar. Quanto mais doadores cadastrados, maior a possibilidade de se encontrar um doador ideal”, afirmou.

    De acordo com o médico, são conhecidos hoje mais de 20 tipos de leucemias, das quais algumas podem ser assintomáticas e outras agudas, com uma evolução rápida. Daí a importância de realizar anualmente um hemograma, que é um exame que vai permitir ao médico identificar a possibilidade de existência da doença.

    “As leucemias são cânceres do sangue, principalmente relacionados às células da imunidade, que são os leucócitos, onde elas ganham uma capacidade de se multiplicar exageradamente, e assim perdem o controle. Essas células, que estão em todo o nosso sangue, vão afetar e causar diversos sintomas em qualquer órgão”, detalhou.

    Yuri Nassar também alerta para a presença de alguns sintomas que devem ser observados com atenção, como perda de peso inexplicada; suor noturno; febre; presença de ínguas em regiões como a axila, pescoço, virilha; sangramentos anormais; cansaço e fadiga.

    Para ser doador de medula óssea é preciso que a pessoa faça um cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Para isso, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante. Após o cadastro. são coletados 5 ml de sangue que será analisado e ficará cadastrado no banco nacional de doadores.

    Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

     

    Miguel Viegas

    Médico hematologista Yuri Nassar com a jornalista Elda Borges, no programa ‘Café com Notícias’

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *