A deputada Cláudia Coutinho (PDT) proferiu discurso, na sessão plenária desta quarta-feira (8), para celebrar o Dia Internacional da Mulher, apontando avanços e desafios nas lutas da mulher brasileira.
“Avançamos muito, realmente, avançamos muito. Temos muito o que comemorar, pois avançamos no campo do trabalho, avançamos no Direito, onde cito duas leis presenteadas neste mês pelo nosso presidente da República, Lula, que foi a ‘lei da laqueadura’ e a ‘lei da igualdade salarial’”, declarou a deputada.
Ela frisou que outro grande motivo para se comemorar é o avanço da mulher na política: “Cito como exemplo essa grande mulher, a deputada Iracema Vale, alçada ao comando dessa Casa. E cito essa grande bancada feminina que hoje temos na Assembleia Legislativa do Maranhão”.
Apesar desses grandes avanços, a deputada Cláudia Coutinho observou que há ainda um grande desafio, que é o combate à violência doméstica.
“Essa violência está caracterizada em violência psicológica, em violência física, em violência patrimonial e muitas dessas violências levam à morte das nossas mulheres. Há mortes por motivos banais, por ciúme, por machismo. Infelizmente, em pleno século XXI, no nosso Brasil, ainda há um índice muito grande de feminicídios”, ressaltou.