Em recente visita técnica ao município de Igarapé Grande (MA), na região do médio Mearim, técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) verificaram o andamento das obras de construção de um abatedouro público por meio de convênio com a prefeitura municipal. O investimento é da ordem de R$ 790 mil.
O empreendimento trará inúmeros benefícios à população. O objetivo é que o atendimento às normas da vigilância sanitária e de controle ambiental melhore os indicadores de saúde tanto dos trabalhadores da cadeia produtiva quanto dos consumidores. Além disso, a obra amplia a oportunidade de geração de emprego e renda dos pequenos produtores, melhorando a renda familiar e fortalecendo a produção cooperativa.
“Com o empreendimento, o município de Igarapé Grande passa a dispor de um local apropriado para o abate de animais, num ambiente regularizado pelos serviços oficiais de inspeção, o que expande a oferta de produtos destinados ao consumo humano dentro de altos padrões sanitários”, comenta o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Clóvis Paz.
Embora seja regulada por legislação específica, tal atividade é realizada muitas vezes à margem das normas adequadas, acarretando degradação ao meio ambiente e maus tratos aos animais. “O abatedouro construído pela Codevasf vai trazer impacto positivo imediato na saúde pública local, pois irá ocasionar a prevenção de doenças causadas por verminoses e outras contaminações importantes”, completa Paz.