Com mais de 80 atividades durante quatro dias, o Festival de Turismo de Aventura deste ano promete levar os visitantes a uma jornada emocionante por seis municípios maranhenses: Rosário, Axixá, Icatu, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Morros. O evento, que está em sua segunda edição, não é apenas uma celebração da aventura, mas também uma iniciativa estratégica para integrar o Polo Munim em um circuito esportivo e turístico único. Com a natureza exuberante como pano de fundo, o festival visa atrair novos visitantes e fortalecer a economia local, destacando o potencial turístico da região.
As belezas naturais locais são os grandes atrativos. São ruínas seculares, cachoeiras, rios e riachos de águas cristalinas, além de um litoral praticamente intocado em que os exploradores terão oportunidade de desbravar e realizar circuitos esportivos. O Sebrae e as prefeituras locais estão promovendo o Festival com propósito principal de trazer para a região alternativas de desenvolvimento, beneficiando os negócios locais, como enfatiza o Gerente da Unidade de Negócios Lençóis-Munim, David Amorim. “Percebemos que tem todo um potencial envolvido com pousadas, restaurantes, mas muitas pessoas ainda não conhecem. O evento vem promover o turismo local para que a população conheça e desfrute da região do Munim”, disse ele.
Riquezas Históricas e Naturais: O Cenário Perfeito para Aventuras Inesquecíveis
A região do Munim, a apenas 60 km da capital São Luís, é um tesouro escondido com mais de 400 anos de história. As cidades preservam elementos naturais, culturais e históricos que surpreendem a cada esquina. Além disso, como berço do sotaque do Bumba-meu-Boi de Orquestra, a região oferece uma cultura vibrante.
Rios como Itapecuru, Munim e Una, a estação ferroviária de Rosário, comunidades tradicionais e uma gastronomia singular são apenas alguns dos destaques que aguardam os visitantes.
Equipe Sebrae e equipe da agência Dona Viagem, em ação de divulgação do II Festival de Turismo de Aventura na Feirinha São Luís. |
Na programação, destaque para os passeios turísticos, corrida de rua em Rosário, corrida de Ciclismo Mountain Bike em Axixá, Campeonato de jet-ski em Cachoeira Grande, Downwind Kite Surf, entre outras atividades esportivas. O Festival também conta com uma vasta programação cultural e gastronômica entre os municípios.
Confira a programação com destaque por Município:
ROSÁRIO:
- 7 de dezembro:
8h às 17h: Passeio turístico
17h30: Abertura oficial
- 8 de dezembro:
6h: Corrida de Rua 5Km
9h às 17h: Passeio Náutico
- 9 de dezembro:
16h às 22h: Feirinha Cultural e Gastronômica de Rosário
AXIXÁ:
- 8 de dezembro:
7h: Corrida de Ciclismo Mountain Bike
- 9 de dezembro:
11h: Downwind Kite Surf
PRESIDENTE JUSCELINO E CACHOEIRA GRANDE:
- 9 e 10 de dezembro:
Campeonato de jet-ski em Cachoeira Grande
10 de dezembro: Trilha do Cicloturismo
MORROS:
- 8 de dezembro:
8h: Passeio Turístico Integrado Axixá́ e Morros
15h: Passeio de Canoa pelo Rio Munim
17h: Festival da Mangaba
- 9 de dezembro:
6h: Corrida Corre Munim
9h: Passeio Cachoeira do Arruda
9h: Passeio de Canoa pelo Rio Munim
10h: Boia Cross com Pará
ICATU:
- 8 de dezembro:
16h às 22h: Feira Gastronômica e Cultural
- 9 de dezembro:
9h: Passeios Balneários
11h: Downwindi Kitesurf
13h: Apresentação de Capoeira
16h às 22h: Feira Gastronômica e Cultural
16h: Torneio de Beach Tênis
17h: Apresentação do Tambor de Crioula
- 10 de dezembro:
7h: Cavalgada
7h: Cicloturismo Pedala Icatu
9h: Passeio Boca da Mata e Praia de Santa Maria
Informação: Sebrae MA