• Dino aprovado: veja os placares de votação de todos os outros ministros do STF

    Senado aprovou a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF), seguindo a tradição de chancelar todos os nomes escolhidos pelos presidentes da República desde a Constituição de 1988.

    Em três décadas e meia, 29 pessoas foram indicadas para o cargo de ministro do STF – veja os placares no infográfico abaixo – por oito presidentes. O que mais indicou foi Lula, com dez nomes.

    A aprovação de Dino, nesta quarta-feira (13), foi pelo placar de 47 a 31. A votação só não foi mais acirrada que o placar de aprovação de André Mendonça, em 2021 (47×32).

    Também indicado pelo presidente Lula (PT), Flávio Dino (PSB), vai ocupar a vaga deixada no STF após a aposentadoria de Rosa Weber, em setembro deste ano.

    Quem é Dino

    Flávio Dino de Castro e Costa tem 55 anos, é advogado, ex-juiz, professor e político. Ele nasceu em São Luís (MA) e é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

    Dino foi juiz federal entre 1994 e 2006. Também atuou como juiz auxiliar no Supremo, quando presidia a Corte o então ministro Nelson Jobim. Os juízes auxiliares trabalham nos gabinetes dos ministros, na análise de processos que chegam ao tribunal.

    Em 2007, deixou a magistratura para exercer o cargo de deputado federal (2007-2011). Em seguida, assumiu a presidência da agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014.

    Nos anos seguintes, foi eleito governador do Maranhão por duas vezes (2015-2022). Em 2022, renunciou aos meses finais no cargo para concorrer ao Senado Federal.

    Nas eleições de 2022, Dino foi eleito senador da República pelo estado do Maranhão com 63,38% dos votos. Ele pediu licença do Senado para assumir o Ministério da Justiça.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *