Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viegas
Durante discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta terça-feira (10), a deputada Dra. Vivianne (PDT) repercutiu a chegada, no município de Balsas (distante aproximadamente 800 km de São Luís), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O grupamento, segundo a parlamentar, contribuirá diretamente para a prevenção e repreensão de crimes ambientais na cidade e em toda a região.
Em pronunciamento na tribuna da Casa, a deputada chamou atenção para a quantidade de queimadas que estão sendo registradas em todo o Brasil, inclusive na região sul do Maranhão, pontuando ainda que essas ocorrências podem ter origens criminosas e que, por esse motivo, faz-se necessária a presença do BPA para coibir tais situações.
“Estamos acompanhando, inclusive na mídia nacional, um problema ambiental muito grande, que é sobre as queimadas. Temos visto que a maioria dessas queimadas são oriundas de incêndios provocados, criminosos. E a nossa região, devido ser uma região realmente muito seca nessa época, temos tido vários problemas relacionados também a queimadas. São situações que temos que nos preocupar”, frisou a parlamentar, destacando ainda a importância da realização de atividades de educação ambiental junto à população.
Dra. Vivianne também fez agradecimentos ao governador Carlos Brandão (PSB) pelo reforço na segurança para a região de Balsas. Além da unidade do BPA, foram enviadas para a localidade novas viaturas policiais e também um helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA).
“Estamos de mãos dadas com o Governo do Estado nesse quesito da segurança, que é dever do estado, e temos melhorado muita coisa por lá”, disse a deputada.