Será realizado, na próxima sexta-feira (14), a 18ª edição do Encontro de Miolos de boi, no Centro Histórico de São Luís. Neste ano, a programação vai começar às 9h e contará com exposição, roda de conversa, bandas de música, além de apresentação dos amos e de grupos de Bumba Meu Boi (veja a programação completa no final da matéria).
O evento, que já faz parte da tradição junina do Maranhão, ocorre desde 2001 e tem o objetivo de homenagear os brincantes que ficam embaixo do bumba boi.
A festa começou no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, na Grande São Luís. E, diante da proporção do encontro, ele passou a ser realizado anualmente no Centro Histórico de São Luís.
Todos os anos, cerca de 50 homens e mulheres que dão vida ao boi no auto junino se reúnem no centro da capital maranhense, saem em cortejo e depois se juntam para dançar.
“O Encontro dos Miolos, antes chamado de Cortejo dos Miolos, vem fazer uma justa homenagem a uma das mais importantes personagens do bumba meu boi, justamente o ‘miolo’, o homem que leva e da vida ao boi nos terreiros, um ator que não aparece na cena junina e que recebe esse tributo para ser destacado, sem passar despercebido. A importância desse encontro para a cultura maranhense vai ao encontro da contribuição com a preservação e promoção permanente das manifestações culturais tradicionais, com especial atenção ao bumba meu boi, patrimônio imaterial do mundo”, explica a produtora cultural Márcia Renata, que faz parte da organização do evento
Além de homenagear o miolo do boi, o encontro também expõe a beleza e a representação da cultura maranhense bordada na capoeira, que é a armação do boi. Durante o Encontro de Miolos, as pessoas podem apreciar os ricos e deslumbrantes bordados das capoeiras dos diversos grupos de bumba meu boi no Maranhão, em uma exposição montada no Calçadão da Rua Portugal.
A armação que imita o boi é feita de madeira, com uma cobertura de tecido veludo, que representa o couro do boi. Esse couro é bordado com miçangas, canutilhos, paetês e pedrarias, altamente artísticos, como explica a pesquisadora do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Marla Silveira, em entrevista ao g1 MA.
“Os bordados recebem elementos simbólicos de representação religiosa, podendo ser da religiosidade euro-católica e da afro-indígena, ou ambas, coexistindo nos fluxos das crenças que envolvem a prática do bumba meu boi. Os bordados recebem também, como temas, elementos da natureza como flores, árvores, ou imagens de representação arquitetônica como igrejas, casarões, azulejarias, monumentos simbólicos ou ainda de figuras/personalidades importantes para o bumba meu boi ou, ainda, personalidades políticas e históricas”, aponta.
Ainda segundo a pesquisadora, o encontro de miolos de boi é uma oportunidade de apreciar a beleza dos diferentes bordados de couros de bois, além de ser um momento de se encantar com a diversidade dos bailados que o miolos desenvolvem enquanto dançarinos, que dão movimento e vida aos bois.
“É, na verdade, uma grande exposição de formas e de couros de bois, a céu aberto, no Centro Histórico da capital do Maranhão, São Luís, um local tombado como patrimônio histórico, devido à beleza, riqueza arquitetônica e valor histórico. O encontro de miolos é uma importante ação cultural que expõe, mostra, reconhece e evidencia a existência dos miolos de bois e a beleza e diversidade contida nos couros”, destaca a pesquisadora.
O idealizador e coordenador-geral do Encontro dos Miolos é José de Ribamar Sousa Reis, o popular ‘Zé Reis’, que ainda está se recuperando de um grave acidente de trânsito, que sofreu em 2022. Por causa disso, a coordenação do evento este ano está por conta do irmão e tutor de ‘Zé Reis’, José Henrique Reis e a produção da RAJADUS produções e eventos.
Programação
Abertura do Evento – Exposição das Capoeiras
Local: Calçadão da Rua Portugal
Horário: 9 horas
Roda de Conversa
Local: Salão da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico – FUMPH
Horário: 10 às 12 horas
Apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal
Local: Rua Portugal
Horário: 10 horas
Apresentação da Banda de Música do 24º BIS
Local: Rua Portugal
Horário: 11 horas
Apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Maranhão
Local: Rua Portugal
Horário: 15 horas
Cortejo dos Miolos
Local: Ruas da Praia Grande
Horário: 17 horas
Apresentação dos Amos de Bumba Meu Boi
Local: Praça da Fé–Casa do Maranhão
Horário: 18 horas
Encerramento e Apresentação dos grupos de Bumba Meu Boi:
Mimo de Santo Antonio;
Boi da Madre Deus;
Boi Revelação de São Marçal;
Boi de Maracanã;
Boi Meu Tamarineiro.
Local: Praça da Fé–Casa do Maranhão
Horário: A partir das 19 horas.