Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário UNDB, em São Luís, estiveram na manhã desta quarta-feira (25) visitando as dependências da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). O objetivo da atividade foi conhecer as rotinas administrativas e principalmente parlamentares desenvolvidas diariamente pela Casa.
Durante a ação, os estudantes passaram por alguns dos principais setores do Palácio Manuel Beckman, como o Plenário Deputado Nagib Haickel, local onde são realizadas as sessões plenárias e solenes; e também o Salão Nobre, espaço que abriga a Galeria dos Ex-Presidentes da Assembleia.
No Plenarinho, os estudantes foram recepcionados pela servidora Thiara Pereira, consultora de Orçamento Público da Assembleia, que explicou aos alunos um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas no Parlamento maranhense e a função do deputado estadual. Por fim, os acadêmicos ainda tiveram a oportunidade de assistir à sessão plenária que estava sendo realizada nesta quarta-feira.
Importância
O professor Murilo Salem, que estava acompanhando os alunos, explicou que as visitas aos órgãos e instituições fazem parte do calendário de atividades desenvolvidas semestralmente pela universidade e são importantes para que os estudantes tenham uma vivência prática dos conteúdos que são aprendidos durante a sala de aula.
“A ideia é que os alunos possam vivenciar como as instituições funcionam. Viemos aqui para que eles conhecessem o plenário, os órgãos deliberativos, os processos legislativos, como as leis são feitas e como a Casa trabalha, para que eles possam usar essa experiência em uma atividade profissional futura”, destacou o professor.
João Guilherme de Olivera, estudante do 10º período de Direito, avaliou positivamente a visita na Assembleia. “É uma excelente oportunidade para conhecer a casa da democracia brasileira, principalmente a maranhense. Essa é uma experiência única e espero que todos os brasileiros e maranhenses possam visitar as suas respectivas Assembleias Legislativas”, destacou.