• NOTA DE ESCLARECIMENTO UFMA – Sobre o ocorrido em uma apresentação em mesa redonda intitulada “Dissidência de Gênero e Sexualidade”.

    Nesta quinta-feira, 17, a historiadora Tertuliana Lustosa, convidada pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP), apresentou sua pesquisa durante a Mesa-Redonda intitulada “Dissidências de Gênero e Sexualidades”. Durante o evento, a palestrante reproduziu e performou uma de suas canções, a qual foi considerada inadequada para o contexto acadêmico e para o debate que estava em andamento.

    A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) reafirma seu compromisso com um ambiente que promove a pluralidade e o diálogo, sendo um espaço dedicado ao conhecimento, à diversidade de ideias e ao respeito mútuo. Embora a liberdade de expressão seja um pilar fundamental da academia, a UFMA também enfatiza a importância de manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros de sua comunidade.

    Os cursos de graduação e pós-graduação da UFMA possuem autonomia para discutir temas variados que permeiam a sociedade, embasados em diversas teorias científicas. Contudo, a instituição não compactua com ações que possam desrespeitar seus valores e princípios.

    Diante do ocorrido, a UFMA informa que está averiguando a situação e tomará as providências necessárias, comprometendo-se a ouvir todas as vozes envolvidas. A universidade reafirma seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente.

    Por fim, a UFMA reitera que todos os seus esforços visam a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a pluralidade de vozes e saberes, em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *