A retirada de comerciantes informais da praia do Olho dÁgua, em operação do Ministério Público com a Blitz Urbana, foi tema de pronunciamento do vereador Raimundo Penha, na tribuna da Câmara de São Luís, nesta quarta-feira. Ele defendeu a união de esforços, envolvendo a Prefeitura de São Luís, o Governo do Estado e a própria Câmara, para que os trabalhadores não fiquem impedidos de exercer suas atividades naquela área.
“Já tivemos contato com os dirigentes da Blitz Urbana, que estão à disposição para reunir com os comerciantes informais, e queremos buscar o apoio da SEDES (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), que já tem os programas Minha Renda e Mais Renda, para dar melhores condições de trabalho a essas pessoas. Nossa intenção é buscar soluções e assegurar que esses comerciantes informais possam continuar garantindo o sustento de suas famílias”, declarou Raimundo Penha.
O vereador destacou que o Governo do Estado já atuou em outras praias – como Araçagi e da Raposa – doando equipamentos e utensílios para comerciantes informais melhorarem suas atividades econômicas. E propôs que a Câmara de São Luís busque o apoio da Sedes também para os trabalhadores retirados da praia do Olho d’Água.
“A atualização da legislação relativa ao comércio informal em São Luís, que é de 1989, é outra importante e efetiva contribuição que podemos dar a esses trabalhadores”, acrescentou Raimundo Penha, ao propor que os demais vereadores também estejam mobilizados na defesa dos comerciantes informais.