• Pix Agendado Recorrente: entenda a nova ferramenta para pagamentos automáticos

    A nova modalidade do Pix, chamada de Pix Agendado Recorrente, começou a valer esta semana e promete facilitar a vida de pessoas que precisam fazer pagamentos mensais de valor fixo.

    Com ela, é possível agendar transferências automáticas para serem debitadas mensalmente, no mesmo dia, diretamente na conta do recebedor.

    Esse recurso é especialmente útil para quem realiza pagamentos frequentes, como aluguel, diretamente para outra pessoa física, ou para profissionais autônomos que recebam como pessoa física ou através de CNPJ.

    Assim, profissionais como terapeutas, diaristas, personal trainers e professores de música podem se beneficiar dessa funcionalidade, oferecendo aos clientes a opção de automação nos pagamentos.

    Além disso, o PIX Agendado Recorrente pode ser utilizado para transferências pessoais, como mesadas para os filhos.

    Até então, o PIX Agendado era facultativo, ou seja, não exigido de todas as instituições financeiras.

    Agora, a partir das regras definidas pelo Banco Central do Brasil (BC), o serviço passa a ser obrigatório para todos os bancos.

    Como configurar o PIX Agendado Recorrente

    Para realizar o cadastro, o usuário pagador deve fornecer todos os dados de pagamento durante o agendamento da recorrência.

    É importante conferir com atenção os seguintes pontos:

    – Chave PIX da pessoa ou empresa que receberá o valor;

    – Dados do recebedor, como CPF ou CNPJ;

    – Valor do pagamento que será transferido todo mês;

    – Data de pagamento, definida pelo usuário para a transferência automática

    Verificar essas informações com cuidado diminui as chances de erros ou complicações nos pagamentos.

    PIX Automático previsto para 2025

    Embora o PIX Agendado Recorrente traga automatização, ele funciona de forma diferente do PIX Automático, que o Banco Central planeja lançar em 16 de junho de 2025.

    Enquanto o PIX Agendado Recorrente exige que o pagador cadastre manualmente os dados para agendar pagamentos recorrentes, o PIX Automático será destinado a contas de consumo, como água, luz, mensalidades escolares e condomínio.

    Nesse modelo, a própria empresa fornecerá os dados de cobrança, cabendo ao cliente apenas autorizar o débito, tal como ocorre hoje com o débito automático.

    Assim, a nova funcionalidade do PIX Agendado Recorrente é uma opção intermediária de automatização e facilita a organização financeira para pessoas físicas e profissionais autônomos, até que o PIX Automático entre em operação.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *