Entre os objetivos da atualização, está a simplificação da jornada de iniciação de pagamentos com o Pix. Os ajustes garantem uma melhoria na experiência, como fazer as transações em terminais compatíveis com pagamento por aproximação através de carteiras digitais, como o Apple Pay, Carteira do Google e Samsung Wallet.
Além disso, os clientes das instituições financeiras não precisam usar apenas a leitura de QR Code ou digitar a chave toda vez que for concluir uma compra. Se o utilizador preferir, é só encostar o celular no terminal de pagamento para fazer a transação.
Durante a coletiva, o Banco Central informou que a implantação da Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR) será realizada em etapas, a começar pela divulgação das regras detalhadas ainda neste mês. Confira o cronograma:
– Previsão na regulamentação: 4 de julho de 2024
– Regulamentação específica da JSR: 31 de julho de 2024
– Testes em produção: 14 de novembro de 2024
– Lançamento: 28 de fevereiro de 2025
Cabe ressaltar que o cronograma pode ser alterado no futuro se houver algum contratempo no desenvolvimento da solução. É o caso do Drex que, apesar de ser um dos grandes focos do BCB atualmente, pode ter o lançamento atrasado.
A atualização das regras abrange outros objetivos, como a ampliação do escopo de instituições que participam do Open Finance. Nesse caso, o BCB espera expandir a base de potenciais clientes atendidos pela solução de 75% para 95% do sistema financeiro nacional.
(Fonte: CanalTech)
(Foto: Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)