/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/5/s/FvquWIR5ObE7ycwYMhNQ/ponte-cede-ma.jpg)
A interdição aconteceu após indígenas da Terra Indígena Pindaré detectarem que, embaixo do vão central da ponte há uma corrosão que fez parte da estrutura ceder e cair. — Foto: Reprodução/TV Mirante
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) interditou, nesta segunda-feira(3), a ponte sobre o Rio Pindaré, que fica no km 251 da BR-316, entre as cidades de Santa Inês e Bom Jardim, no Maranhão. A interdição total da ponte foi feita de forma cautelar, pois ela apresenta indícios de risco estrutural
Segundo o Dnit, foi identificado problemas na infraestrutura que comprometem a passagem segura do fluxo de veículos sobre a ponte, conhecida como “Ponte dos Índios”. Quem precisa passar pelo local deve usar rotas alternativas (veja mais abaixo).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/y/1/9cSeILR4m9e2hXIxby3Q/ponteee.jpg)
Segundo o Dnit, foi identificado problemas na infraestrutura que comprometem a passagem segura do fluxo de veículos sobre a ponte, conhecida como ‘Ponte dos Índios’ — Foto: Reprodução/TV Mirante
A interdição aconteceu após indígenas da Terra Indígena Pindaré detectarem que, embaixo do vão central da ponte há uma corrosão que fez parte da estrutura ceder e cair.
A ponte sobre o rio Pindaré é importante para a região, pois a BR-316 é a principal ligação entre as regiões Nordeste e Norte do país. O comércio de frutas, legumes e verduras entre as duas regiões e produtos da zona franca de Manaus, dependem dessa rodovia e dos portos de Belém e Barcarena, no Pará.
O Dnit destaca que não há previsão de liberação imediata do trecho interditado na Ponte dos Índios, devido à complexidade dos problemas identificados pelas equipes que avaliam a situação no local. Diante disso, é preciso que os condutores utilizem rotas alternativas.
Fonte: G1