O espetáculo de beleza, cores e brilho dos desfiles dos blocos tradicionais e das escolas de samba do Carnaval de São Luís de 2023 será transmitido ao vivo pela Prefeitura de São Luís, nos quatro dias de festa.
A iniciativa da Secretaria de Comunicação (Secom) terá a apresentação dos jornalistas Jéssica Lima e Yago Brandão e comentários do também jornalista e radialista Joel Jacintho, direto da Passarela do Samba Chico Coimbra (Anel Viário). A transmissão poderá ser acompanhada pelo canal da Prefeitura no YouTube.
Ao transmitir o Carnaval de passarela de São Luís pela internet, a Prefeitura reforça o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Braide com a democratização do acesso à cultura popular, servindo também como exportadora das festas ludovicenses para todo o mundo, oferecendo, de maneira gratuita, um conteúdo de qualidade e uma excelente alternativa de entretenimento.
Além de ser um marco para o Carnaval tradicional de São Luís, a iniciativa celebra a volta das festas momescas que ficaram dois anos paradas devido à pandemia da Covid-19.
“Esta é uma oportunidade única de conectarmos os apaixonados pela tradição do nosso Carnaval, que poderão acompanhar a transmissão de qualquer lugar do mundo. Uma iniciativa inédita da gestão do prefeito Eduardo Braide, que marca a volta do Carnaval depois de dois anos de pandemia e, sem dúvidas, um marco para a Secom e para a Prefeitura”, enfatizou o secretário de Comunicação, Igor Almeida.
A transmissão vai contemplar os mais variados aspectos da folia, passando desde a expectativa na concentração, antes das manifestações entrarem na avenida, até suas apresentações na Passarela Chico Coimbra. Quem desejar assistir aos desfiles presencialmente, poderá retirar os ingressos, gratuitamente, a partir das 17h, diretamente na bilheteria da Passarela Chico Coimbra.
Nesta sexta-feira (17), noite de abertura, após a entrega simbólica da chave da cidade à Corte Momesca, às 19h, desfilam pelo Anel Viário os blocos tradicionais do Grupo B. No sábado (18), às 18h55, se apresentam os blocos tradicionais do Grupo A. Domingo (19) e segunda (20), as turmas de samba abrem alas para as apresentações das escolas de samba, a partir das 19h.
Infraestrutura e segurança
A estrutura da Passarela do Samba Chico Coimbra tem 200 metros de comprimento, conta com quatro módulos de arquibancadas para 2.000 pessoas sentadas, 41 camarotes com capacidade para 820 pessoas, camarote institucional para 120 pessoas, área preferencial com 500 cadeiras, espaço Cadeira de Pista 01, com 600 cadeiras, espaço Cadeira de Pista 02, com 500 cadeiras e 10 frisas, com mesas e cadeiras para 200 pessoas. Considerando todos os espaços, a passarela tem capacidade para receber cinco mil pessoas por dia.
Além disso, há três módulos de jurados, no início, no meio e no final da passarela, posto médico na área externa para atendimento interno e externo, espaço interno para apoio ao efetivo dos órgãos: Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militar e Juizado de Menores e área da Imprensa.