• São Luís recebe conferência sobre segurança estrutural e durabilidade de pontes e viadutos

    O colapso recente de pontes em diferentes trechos das malhas rodoviária federal e estadual tem gerado preocupação entre especialistas, gestores públicos e a sociedade em geral. Além dos prejuízos econômicos causados pela interrupção do transporte de pessoas e mercadorias, esses eventos também resultaram em perdas humanas, reforçando a necessidade de aprimorar a manutenção e inspeção dessas estruturas.

    Diante desse cenário, São Luís/MA sediará a conferência “Segurança Estrutural e Durabilidade das Obras de Arte Especiais”, um evento gratuito que reunirá especialistas renomados para discutir os desafios da infraestrutura viária e propor soluções para evitar novos colapsos.

    Palestrantes e temas

    O evento contará com a participação de três grandes especialistas no setor:
    • Prof. Dr. Julio Timerman, presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), abordará a importância da manutenção e inspeção de pontes.
    • Prof. Dr. Enio Pazini Figueiredo, presidente da Alconpat Internacional e Prof. Titular Livre da UF, explicará os mecanismos de deterioração de pontes.
    • Prof. Dr. Eduardo Aguiar, professor adjunto da UEMA, apresentará uma visão geral das pontes e viadutos do Maranhão.

    A conferência será conduzida por Prof. M.Sc. De Luca, fundador do IDD, e Eng. Neil Armstrong Barbosa, gerente comercial da Progen S/A no MA.

    Evento gratuito e transmissão online

    O evento será realizado no dia 25 de fevereiro, das 14h às 18h, no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís/MA. Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, haverá transmissão simultânea online pelo IDDonline (sem gravação disponível posteriormente).

    As vagas são limitadas! Inscreva-se agora: bit.ly/idd-conference-sao-luis

    Por que participar?

    O colapso da ponte de Estreito, um dos principais corredores logísticos para o agronegócio no Norte e Nordeste do Brasil, evidenciou a urgência da discussão sobre a durabilidade e manutenção das estruturas de Obras de Arte Especiais (OAEs). Além do impacto econômico significativo, a tragédia resultou na perda de vidas, reforçando a necessidade de medidas preventivas eficazes.

    Essa conferência será uma oportunidade única para técnicos, engenheiros, gestores públicos e a sociedade em geral entenderem os desafios e soluções para garantir a segurança das pontes e viadutos, prevenindo novos colapsos e protegendo vidas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *