A presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas do Maranhão (Sindibebidas), Tania Miyake, e sócia da Cervejaria Dona: “Na Cervejaria Dona, buscamos criar rótulos que contem histórias e transmitam valores” (Fotos/Divulgação)
Com as festas de fim de ano se aproximando, o setor de bebidas, a exemplo das cervejas artesanais, deve duplicar o faturamento. A previsão é da presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas do Maranhão (Sindibebidas), Tania Miyake, que é sócia da Cervejaria Dona. Segundo Tânia, esse crescimento é impulsionado pela busca dos consumidores por experiências diferenciadas e pela valorização de produtos exclusivos, especialmente em momentos de celebração.
“As festas de fim de ano são uma oportunidade perfeita para os consumidores explorarem novos sabores e estilos. Muitos procuram harmonizar nossas cervejas com os pratos típicos da ceia, criando uma experiência única”, afirma Tânia, que já observa uma demanda crescente de pedidos para as celebrações de dezembro.
O setor é também favorecido pelas altas temperaturas típicas do verão brasileiro. Marcas premium e artesanais têm ganhado espaço, atendendo ao consumidor que busca produtos diferenciados para momentos especiais.
Outro fator relevante é a conexão emocional promovida pelas marcas. “Na Cervejaria Dona, buscamos criar rótulos que contêm histórias e transmitam valores. Esse vínculo emocional é o que nos aproxima do público e transforma uma simples bebida em parte de momentos especiais”, explica.
Tania também faz questão de destacar o potencial do mercado das cervejas artesanais “O consumo de cerveja artesanal no fim do ano não é só uma tendência; é uma demonstração de que os brasileiros estão explorando e valorizando experiências que vão além do comum”, pontua.
De acordo com um levantamento realizado pela Brazil Panels em parceria com a Agência Conexão Vasque, 61% dos brasileiros acima de 18 anos consomem cerveja. Desse total, quase um terço (32,8%) consome a bebida pelo menos uma vez por semana.