O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, entre esta segunda-feira (18) e sexta-feira (22), o Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral, programa dedicado a incentivar jovens de 16 e 18 anos a tirar o título eleitoral.
O festival será realizado através das redes sociais do tribunal. Serão divulgadas informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastramento biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitoral e político.
Neste ano, os municípios elegem prefeito, vice-prefeito e vereador. Apesar do Distrito Federal não participar do pleito, os jovens da capital também podem emitir a primeira via do título.
O objetivo da Corte é promover uma comunicação mais direta com os jovens que já podem participar das eleições deste ano, mesmo que o voto ainda seja facultativo para aqueles que têm 16 anos.
Confira datas importantes:
???? Alistamento e transferência de domicílio: até 8 de maio
???? 1º turno: 6 de outubro
???? 2º turno: 27 de outubro
Como tirar o título de eleitor na internet
Pessoas a partir de 16 anos de idade podem solicitar a primeira via do título de eleitor até 8 de maio. Veja como fazer:
Acesse o Autoatendimento Eleitoral;
Clique em “Tire seu Título Eleitoral;
Informe os dados necessários para a Autenticação;
Envie a documentação pedida de acordo com as orientações;
Nos passos seguintes, o usuário deve fornecer alguns dados pessoais e complementares, como endereço, local de votação desejado e contatos;
Revise os dados informados antes de enviar a solicitação;
Por fim, basta clicar em salvar.
Ao final do processo, o usuário receberá um número de protocolo pelo qual pode acompanhar a solicitação também no “Autoatendimento Eleitoral”, opção “Acompanhe uma solicitação”.
O serviço também está disponível para os jovens com 15 anos que vão completar 16 antes do primeiro turno das eleições Municipais de 2024, que acontece em 6 de outubro.
Demais eleitores também têm até o dia 8 de maio para alterar seus dados, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou resolver pendências.
De acordo com o TSE, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor entre janeiro e fevereiro deste ano.