• Weverton pede a implantação de quatro novos campi do IFMA ao Ministério da Educação

    O senador Weverton Rocha (PDT-MA) solicitou ao Ministério da Educação, nesta segunda-feira (5), a implantação de quatro novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). O IFMA atende centenas de estudantes e é responsável direto pelos avanços na educação da região central do estado.

    “O ensino técnico precisa ser valorizado e incentivado, como passo para a geração de emprego e renda.
    Por isso, pedi ao MEC a implantação desses campi e a transformação em campus de três centros de referência”, explicou o parlamentar.

    De acordo com Weverton, as cidades para a implantação foram indicadas em um plano de expansão elaborado pelo próprio IFMA, com base em informações sobre as necessidades regionais.

    “Chapadinha, Balsas, Paço do Lumiar e um campus agrícola em Imperatriz serão os municípios contemplados. Também pedi ao ministro Camilo Santana a transformação em campus dos centros de referência de Colinas, Vitorino Freire e Mirinzal”, afirmou o senador.

    Atualmente, o IFMA possui 29 campi, três Centros de Referência Educacional (em fase de implantação e um Centro de Referência Tecnológica (Certec) e um Centro de Pesquisas Avançadas em Ciências Ambientais. O Instituto oferece cursos de nível básico, técnico, graduação e pós-graduação para jovens e adultos. A instituição possui mais de 70 grupos de pesquisa divididos em sete grandes áreas do conhecimento, além de desenvolver ações de extensão nas áreas de educação, cultura, lazer, direitos humanos, saúde, trabalho e empregabilidade.

    “Existe uma demanda represada para a criação desses sete novos campi para atender de forma adequada à população maranhense e também para que o estado alcance os indicadores contidos no Plano Nacional de Educação”, ressaltou.

    Nos municípios de Colina, Vitorino Freire e Mirinzal, o IFMA já possui centros de referência educacional edificados, sem oferta de cursos técnicos e de graduação, devido a limitação de cargos efetivos e comissionados. A transformação do Centro de Referência em Campus permitirá o avanço da educação profissional na região.

    “Acreditamos que a implementação desses novos campi não apenas beneficiará as comunidades locais, mas também contribuirá para o progresso do estado como um todo”, declarou o parlamentar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *